Nos primeiros anos de vida a janela dos sentidos estão totalmente abertas, por isso nesta faixa etária a aprendizagem deve ocorrer através de estímulos sensoriais.
Musicalização é um processo cognitivo que estimula e aperfeiçoa ligações neurais das regiões sensoriais do cérebro.
Crianças que aprendem música cedo são melhores em matemática
As
crianças que aprendem música muito cedo têm maiores probabilidades de
se tornarem bons alunos de matemática, afirma a presidente da Sociedade
Portuguesa de Neurociências, comparando o cérebro a um músculo que deve
ser exercitado.
Ana
Maria Sebastião, presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências,
que organiza a iniciativa em colaboração com a Ciência Viva, explica a
relação entre a música e o cérebro. "A música é uma atividade que
envolve várias áreas cerebrais ao mesmo tempo, trata-se de uma linguagem
codificada universal que envolve também emoção, prazer e afetos".
Trata-se,
por isso, de uma atividade integradora, continuou a neurocientista
--que trabalha no Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de
Medicina de Lisboa-- que pode servir de "treino muito precoce" do
cérebro.
"A
aprendizagem num nível precoce da música facilita, por isso, a
aprendizagem de várias matérias, como a matemática", explicou,
comparando o cérebro a um músculo que, se não for exercitado, atrofia.
A
relação está estabelecida e constatada, e aponta no sentido de uma
"facilitação e melhor aprendizagem" desta disciplina, muitas vezes
problemática para os alunos.
"A
audição da música e a sua execução [tocar um instrumento] envolve
muitas áreas cerebrais, e o cérebro quanto mais for executado, mais
capaz é de aprender coisas", disse.
Por isso, ela defende um maior investimento no ensino precoce de atividades que sirvam para estimular precocemente o cérebro.
"Países
onde o ensino da música é bastante cuidado são países com grau de
desenvolvimento socioeconômico e de escolaridade bastante elevados",
justificou.
Fonte: Folha on line
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