Estimulação da coordenação motora.
As brincadeiras e jogos infantis exercem um papel muito além da simples diversão, possibilitam aprendizagem de diversas habilidades e são meios que contribuem para o desenvolvimento psicomotor da criança.
Sabendo da necessidade e importância em estimular a coordenação motora geral é que as professoras do Maternal e Jardim preparam atividades divertidas, desafiadoras e lúdicas para os pequenos.
Entende-se como coordenação motora a capacidade de usar de forma eficiente os músculos do corpo obedecendo aos comandos enviados pelo cérebro.
Sem perder o objetivo central, ainda é possível criar estimulações interdisciplinares, como esta que foi desenvolvida com as formas geométricas.
sexta-feira, 27 de setembro de 2013
Dia da Árvore
Nos dias atuais é impossível discordar sobre a importância da árvore e a urgente necessidade em desenvolver uma consciencia ambiental em nossos pequenos. Por isso, preparamos uma atividade de extrema importância na qual esperamos que os alunos levem para casa a atitude realizada na escola.
Tudo começou com uma deliciosa e divertida roda de conversa mediada pela coordenadora Kátia na qual dirigia a conversa partindo sempre de um conhecimento apresentado por um aluno acrescentando a ele novas informações e curiosidades, ampliando seu repertório.
sexta-feira, 20 de setembro de 2013
Projeto "Viajando com Monet"
Projeto "Viajando com Monet"
Nas imagens ilustradas por Claude Monet é possível perceber as constantes transformações do homem e da natureza. Estas transformações são vivenciadas pelas crianças através da mudança de seus corpos e com o crescimento típico desta faixa etária. O meio que as cercam também sofreram e sofrem constantes transformações, ora por influência do homem, ora pela natureza respondendo às agressões sofridas.
Este projeto visou levar os alunos a observarem as obras de Monet, explorando-as dentro de uma proposta interdisciplinar, provocando uma mudança no comportamento das crianças.
O projeto iniciou com uma roda de conversa onde a professora Nayara apresentou a biografia do pintor Claude Monet suas preferências, curiosidades e travessuras que ele aprontava quando criança. Com o apoio do globo terrestre, fomos viajando pelos diferentes lugares que Monet passou pintando os mais diferentes jardins.
A primeira obra a ser trabalhada foi o "Auto-Retrato", onde utilizamos carvão e misturas de tinta.
Os alunos realizaram uma pesquisa de campo pelos diferentes jardins do colégio, observando o solo, as plantas e os animais típicos deste ambiente e também coletando amostras de materiais.
Com as amostras em mãos eles fizeram suas
observações.
A ponte e o Lago
Outra obra trabalhada foi "A ponte e o Lago", tela que Monet pintou diversas vezes em diferentes momentos de sua vida.
A releitura desta obra teve varias fases de desenvolvimento...
Inspirada nas obras de Monet e suas preferências os alunos realizaram uma atividade na qual utilizaram recursos da natureza para estampar as camisetas.
Assinar:
Postagens (Atom)