sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Projeto "Viajando com Monet"

Projeto "Viajando com Monet" 

   Nas imagens ilustradas por Claude Monet é possível perceber as constantes transformações do homem e da natureza. Estas transformações são vivenciadas pelas crianças através da mudança de seus corpos e com o crescimento típico desta faixa etária. O meio que as cercam também sofreram e sofrem constantes transformações, ora por influência do homem, ora pela natureza respondendo às agressões sofridas.
        Este projeto visou levar os alunos a observarem as obras de Monet, explorando-as dentro de uma proposta interdisciplinar, provocando uma mudança no comportamento das crianças.
         O projeto iniciou com uma roda de conversa onde a professora Nayara apresentou a biografia do pintor Claude Monet suas preferências, curiosidades e travessuras que ele aprontava quando criança. Com o apoio do globo terrestre, fomos viajando pelos diferentes lugares que Monet passou pintando os mais diferentes jardins.


A primeira obra a ser trabalhada foi o "Auto-Retrato", onde utilizamos carvão e misturas de tinta.
















Os alunos realizaram uma pesquisa de campo pelos diferentes jardins do colégio, observando o solo, as plantas e os animais típicos deste ambiente e também coletando amostras de materiais.






 







Com as amostras em mãos eles fizeram suas 

observações.







A ponte e o Lago 

Outra obra trabalhada foi "A ponte e o Lago", tela que Monet pintou diversas vezes em diferentes momentos de sua vida.


A releitura desta obra teve varias fases de desenvolvimento...


 Inspirada nas obras de Monet e suas preferências os alunos realizaram uma atividade na qual utilizaram recursos da natureza para estampar as camisetas.








 


Nenhum comentário:

Postar um comentário